Azenha da Ti Luísa
Tipologia
Azenha
Localização
Aldeia do Boco, Vagos
A Azenha da Ti Luísa, situada na aldeia do Boco, na freguesia de Soza, é um moinho de água de roda vertical com um casal de mós, cuja construção é desconhecida. Originalmente utilizada pela comunidade local para a moagem de cereais, especialmente milho, e por algumas padeiras da aldeia para a produção de pão e broa, a azenha esteve em funcionamento até à década de 60, tendo ficado inativa durante 30 anos. Em 2013, foi restaurada, preservando as suas características originais, como o "Cabouco ou Inferno", em alvenaria de pedra.
Atualmente, continua a servir para a moagem de cereais, assumindo-se como um ponto turístico, onde os visitantes podem participar em oficinas de broa e outras atividades locais. A sua recuperação e preservação são um tributo à história da região e à memória das gerações passadas, mantendo vivas as tradições da moagem artesanal e o legado de Alfredo Neves e da sua família.
Tipologia
Azenha
Localização
Aldeia do Boco, Vagos
Sobre o moinho
Estado do moinho
Operacional
Como chegar
Tome como referência a capela do Boco, e siga o estradão de terra a descer. A Azenha fica na segunda saída à esquerda.
Integração em percursos pedestres
PR4 - Trilho das Levadas do Boco
Acessibilidade
Visite Azenha da Ti Luísa
Experiências
Galeria
Histórias
Azenha da Ti Luísa: Regressar às origens faz girar a alma
Num recanto do Boco, Alfredo Manuel Sobreiros Neves deu nova vida à antiga azenha da avó, recuperando memórias de infância e transformando o moinho num espaço vivo de partilha, tradição e encanto para quem o visita.
Ler mais